A devoção por Amália levou-o a escrever o verso que tão bem conhecemos. Mas, hoje, também podemos dizer o mesmo de Variações, o grande inovador da pop portuguesa. Que ainda se reinventa por terceiros, através das suas criações. Sejam as que deixou em disco ou por gravar. Esta quinzena, as actividades do museu (lado B) são todas dedicadas ao génio que veio do Minho.
Ver aqui: António Variações
domingo, 18 de abril de 2010
Orchestral Manoeuvres in the Dark - Enola Gay
O single que hoje aqui recordamos terá sido um dos de maior sucesso da banda (em termos globais, apenas superado pelo grande êxito "Souvenir") e inspirou-se no terrível vôo de Hiroshima. "Enola gay" era o nome do avião que carregou a histórica e odiosa bomba. Em jeito de protesto, quase quatro décadas depois, tornou-se uma canção/ícone pop.
Ver aqui: Lá fora
Ver aqui: Lá fora
Júlio Pereira e Carlos Cavalheiro - Bota Fora
Bota Fora, editado em 1975, foi o primeiro LP de Júlio Pereira, embora tenha tido a co-autoria de Carlos Cavalheiro. Acontece que não se tratou de um disco de música popular, mas sim de um rock com uma temática politizada e em prol das revoluções nas (ainda então) colónias portuguesas.
Ver aqui: Extra-boom
Heróis do Mar: no ano em que se separaram... da mulher
Recordamos um artigo da autoria de Célia Pedroso e publicado no semanário "Êxito" no dia 31 de Outubro de 1985, sobre o maxi-single "Ocidente Infernal" de Pedro Ayres Magalhães. A reboque do tema ainda se fala, em caixa à parte, dos Heróis do Mar e da viagem a Macau – que acabará por influenciar o conceito e nome do LP seguinte – bem como da mudança de editora prestes a acontecer.
Ver aqui: Recortes
Ver aqui: Recortes
Etiquetas:
Boom do Rock Português,
Heróis do Mar
BVB
O período que compreende os anos de 1980, 1981 e, ainda, 1982, é profícuo em nomes e mais nomes na música portuguesa. Não só na esfera do pop-rock. Mas, sendo esta a vertente tornada, enfim, novidade em larga escala nacional, é aqui que encontramos casos singulares.
Street Kids
Street Kids, discografia e LP "Trauma" em destaque no regresso do museu às actividades regulares:
Os Street Kids foram uma daquelas bandas que, não passando propriamente despercebidas, não foram um sucesso à escala dos maiores do boom. Os seus singles não tiveram o mediatismo de um "Patchouly" ou de um "Chiclete". Mas, por outro lado, terão sido das bandas que deixaram uma marca mais efectiva, criativa; podemos mesmo afirmar: de qualidade.
Ver aqui: Destaque LP e Discografia
Etiquetas:
Boom do Rock Português,
Street Kids,
Trauma
Subscrever:
Mensagens (Atom)