domingo, 18 de abril de 2010

Orchestral Manoeuvres in the Dark - Enola Gay

O single que hoje aqui recordamos terá sido um dos de maior sucesso da banda (em termos globais, apenas superado pelo grande êxito "Souvenir") e inspirou-se no terrível vôo de Hiroshima. "Enola gay" era o nome do avião que carregou a histórica e odiosa bomba. Em jeito de protesto, quase quatro décadas depois, tornou-se uma canção/ícone pop.

Ver aqui: Lá fora

3 comentários:

ink2010 disse...

O maior sucesso dos Enola Gay não é o mesmo em todo o lado. Por exemplo na Alemanhã aconteceu com "Maid Of Orleans". Noutros lados foi com o "Souvenir". Na América foi mais tarde por isso não é nenhum destes. Penso que em Portugal aconteceu com o "Enola Gay" e com o "Souvenir" mas é provável que o "Souvenir" vença.

ink2010 disse...

Foi sempre mais uma canção pop do que o conteúdo. Ainda me lembro de estar a tocar a canção nos altifalantes da escola e uma professora dizer que as pessoas não sabiam o que a canção dizia. Eu por acaso sabia pelo menos que o Enola Gay era o nome do avião que tinha transportado as bombas pois na RTP deu uma série sobre o tema.

Uns anos depois mas tivemos o "19" do Paul Hardcastle. O que fica é a canção e nós nem nos lembramos do que significa esse nº que dá nome à música.

António Luís Cardoso disse...

Boas, Ink2010.

O interessante deste meio que é a web, é a possibilidade da correcção na hora. Eu, que trabalhei (e ainda trabalho, por vezes) anos a fio nos meios tradicionais, era um drama a existência de um erro. Uma vez impresso, nada havia a fazer.

Agradeço as suas observações e, a exemplo do que já fiz anteriormente com outras sugestões/correcções, alterei, no texto.

Quanto à questão do conteúdo, a 'massificação' da indústria pop e rock leva a esse tipo de comportamento. O de apenas pensarmos no ritmo e na canção pop e/ou rock.

Poucas pessoas se aperceberão que no famoso "Smoke on the water", dos Deep Purple é referido o Frank Zappa e os seus Mothers of Invention, a quem a canção se dedica após alguém ("some stupid with a flare gun") ter pegado fogo ao palco destes numa actuação no Festival de Montreux.

Fica sobretudo a guitarra de início, certo?

Mas que "Enola gay" e "19" tinham um sentido, um conteúdo, por parte dos artistas, estou em crer que sim.

Um grande abraço e muito OBRIGADO.

ALC