domingo, 18 de abril de 2010

Todos nós temos António na voz

A devoção por Amália levou-o a escrever o verso que tão bem conhecemos. Mas, hoje, também podemos dizer o mesmo de Variações, o grande inovador da pop portuguesa. Que ainda se reinventa por terceiros, através das suas criações. Sejam as que deixou em disco ou por gravar. Esta quinzena, as actividades do museu (lado B) são todas dedicadas ao génio que veio do Minho.

Ver aqui: António Variações

4 comentários:

l1xer disse...

Estive a dar uma volta à parte dos singles. 1-nunca tinha reparado (cegueta!) que o logotipo do Antónuio Variações tinha a figura dele. Admira-me que a editora não tenha mantido em edições mais recentes. 2- Lena d'água: o "No Fundo dos Meus Olhos de Água" não é nada lento. Acho que é dos temas dela que envelheceu melhor. Estive a ver as capas no underrreview e embora não se perceba totalmente penso que o single "Perto de Ti" é anterior ao "Demagogia". 3-MMG só recentemente é que soube que o "Flor Sonhada" é que era o lado A. O "Foram Cardos" é que teve sempre o maior dos destaques. (já agora: na música & som dos UHF tem escrito 1981 qd ser 1982)

l1xer disse...

Vim cá por outra razão e esqueci-me de indicar. Encontrei este site http://www.atsp-audio.org/rockp.html pode ter alguma informação ou imagem que desconheça.

António Luís Cardoso disse...

Boas, |1xer (?)

1. Sim, o logótipo do Variações é como diz e vem logo no disco de estreia (tanto no single como no máxi). Belo logo, já agora.

2. Não falei em lento, falei em calmo, pese embora a guitarra de fundo; a voz da Lena está belíssima no tema e quanto ao envelhecer, penso que [todo] o "Perto de ti" é um grande álbum.
Eu tenho os discos e são os dois de 1982; o single "Perto de ti" saiu primeiro (confirma-se bem pelos números de série), mas os discos não estão alinhados por datas de saída dentro de cada ano (poderá ser um passo no futuro, mas não há tempo para tudo :) ).

3. "Soube"?! Não se terá antes esquecido? ;)

Obrigado pela informação dos UHF; também já tinha dado por isso e já troquei.

Quanto ao site, vou ver, sim.

MUITO OBRIGADO!

ALC

l1xer disse...

Nessa altura tinha 11/12 anos e não comprava discos. Acompanhava o boom pela Rádio (TNT), Televisão (Passeio dos Alegres e Vivamúsica) e revistas (apenas a TV Guia). Não ouvia a onda média e não conhecia o "meia de rock" ou o "febre de sábado de manhã" embora conhecesse da promoção publicada na TV Guia. Lembro-me de uma entrevista à Manuela Moura Guedes em que apareciam as duas letras do single (uma delas ainda com o título provisório "Amante Deposto"!). Não sei se o "Flor Sonhada" dava no "TNT" mas o "Foram Cardos" é que atingiu os primeiros lugares da tabela "Todos No Top". Conhecia o nome "Lima 5" de estar num top que a TV Guia publicava mas só ouvi o tema há meia dúzia de anos. Havia outros casos como o "Baby Suicida" que eu cantarolava por ter ouvido em algum lado mas só meses mais tarde é que associei com o tema da Adelaide Ferreira que apareceia nesse top.