sexta-feira, 25 de junho de 2010

Rock & Varius em destaque e entrevista a Midus

Hoje, destaque para os Rock & Varius que no segundo álbum surgem já como Roquivários (no LP de mesmo nome que tem "Cristina (beleza é fundamental"). Em entrevista, Midus, baixista e vocalista da banda.

4 comentários:

rc disse...

Antes de ler a entrevista lembrei de uma pergunta sobre a mudança na grafia do grupo. felizmente foi feita e corresponde ao que eu pensava. No caso dos Ja-fu--mega também terá a ver com isso.

Não tendo a noção correcta da edição dos discos parece-me que o "totobola" não é o lado A do "ela Controla" pois já fazia parte do álbum. Digamos que foi um single que incluiu como lado b um tema já editado anteriormente. Não sei se chegou a haver edições da Manuela Moura Guedes tendo o "Foram Cardos..." com lado A mas penso que aconteceu isso com o "Júlio É um Duro".

ARISTIDES DUARTE disse...

Tenho que fazer "mea culpa" porque na primeira biografia que escrevi dos Roquivários (e que está no site Anos 80, copiada da minha, originalmente publicada no jornal "Nova Guarda") escrevi que a Midus só tocou baixo no segundo LP.
No meu livro "Memórias do Rock Português" isso foi emendado e já aparece a Midus como baixista em ambos os LP's.

António Luís Cardoso disse...

rc,

quanto ao "Totobola" é o lado A, mas para o lado B foi repescado "Ela controla", do 1.º álbum.

Pode assim dizer-se, sim, que a situação é diferente dos outros exemplos conhecidos, como o de Manuela Moura Guedes ou de Jafumega ("Ribeira", lado B de "Dá-me lume").

Quanto à cantora, nunca vi nenhum single com "Foram cardos..." no lado A.

A grafia dos Jafumega é de facto estranha e aparece com mais de uma forma...

O caso de "O Júlio é um duro" acho que é diferente: sendo um lado A, não tinha era o nome da canção na capa, mas só o do grupo: "Albatroz". O que se resolveu em muitos discos com uma etiqueta colocada na diagonal (se reparar, no museu, da edição que tenho, foi removido o autocolante; não por mim, claro).

Um abraço.

ALC

António Luís Cardoso disse...

Boas, Aristides.

Um lapso publicado na Web tem de facto o azar da fácil multiplicação...

Até porque a maioria dos cibernautas tem o mau hábito de fazer 'copy paste', repetindo-se a mesma informação de site para site, de blogue para blogue.

Mas, meu amigo, se há pessoa que não tem de fazer 'mea culpa', és tu. Errar é humano.

Não faço nem um décimo do que tu fazes pela investigação e divulgação da música portuguesa e tenho sentido bem a dificuldade que há em dinamizar algo só pura carolice. O tempo não é elástico.

Um grande abraço.

ALC