sexta-feira, 2 de outubro de 2009

"AR DE ROCK" - RUI VELOSO


Este é, ainda hoje, um grande álbum. Grandes, as músicas e as letras – a maioria destas com a assinatura de Carlos Tê, emergente escritor de canções que se tornará um marco e referência da música portuguesa das últimas décadas. De tal modo é importante a sua participação que até "dá direito" a foto no "inner sleeve" (invólucro interior). E, nas palavras que Rui Veloso dá corpo musical, Tê não está nada mal acompanhado, pois dois poemas – "Miúda (fora de mim)" e "Donzela Diesel" – têm como autor António Avelar Pinho (um dos mentores da Filarmónica Fraude e da Banda do Casaco), que também produz o álbum.
"Chico Fininho" é o pontapé para o "boom", mas "Sei de uma camponesa", "Afurada" e "Bairro do Oriente", por exemplo, são temas fantásticos, levando a que se cumprisse o estipulado na contracapa: "este disco deve ser tocado bem alto".

[ver mais aqui no museu]

12 comentários:

bissaide disse...

Muitos parabéns desde já pelo site. Os conteúdos e o grafismo estão excelentes. Foi o amigo Aristides Duarte que me chamou a atenção e em boa hora o fez. Ainda só abri algumas páginas mas o que vi já deixa perceber a seriedade do trabalho e a certeza que o projecto irá crescer. Muitos parabéns, mesmo - fazia falta algo assim na internet! No que puder ajudar, estou ao dispor.

david rosa disse...

boa noite.parabéns pelo blogue,trata-se de uma óptima ideia!aqui revisitamos as origens do rock português com as capas de autenticas pérolas.um abraço!

Culto do Vinil disse...

Já deixei um comentário em resposta ao mail que recebi, sem duvida o Universo de Admiradores do Som Nacional só pode estar grato ao A.L.C.
OBRIGADO

Culto do Vinil

António Luís Cardoso disse...

Passe o vosso abençoado exagero, OBRIGADO pelos comentários! Quanto a ajudas futuras, vou precisar, mesmo! Abraço a todos.

rc disse...

"judite", "merda" por um lado e se calhar alguns regionalismos não eram comuns nã música que se fazia até aquela altura.

nyrd disse...

Tive a ver a ficha do "Ar de Rock" e tenho ideia (não sei se é uma heresia) de que o autor da música do "Chico Fininho" é o Carlos Tê. Quando chegar a casa vou confirmar mas a certeza era (!) tanta que me deu logo para escrever aqui.

No single dos Xutos tem CT/RV mas no wikipedia (fui agora confirmar) já diz apenas Carlos Tê.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ar_de_Rock

António Luís Cardoso disse...

Boas, Nyrd.

A letra do "Chico Fininho" é do Carlos Tê; a música é do Rui Veloso.

Não pode haver Wikipédia que desminta a ficha técnica do disco. LOL

Um grande abraço e obrigado!

ALC

l1xer disse...

Quem é o pai do Chico Fininho? No site oficial (que tem um erro crasso como incluir o disco de tributo na discografia do artista) tem o seguinte: Na biografia-1979 indica que Chico Fininho tem letra e música de Carlos Tê. Na info do Ar de rock clica-se na letra de "chico Fininho" e diz apenas Carlos Tê quando aparece Rui Veloso e Carlos Tê nos outros temas. Vou tentar verificar na edição reamsterizada do "ar de rock", na edição que saiu na visão, no livro do público, no best-of ou nos discos aos vivo.

Anónimo disse...

"Chico Fininho" tem letra e música de Carlos Tê, como vem no "Ar de Rock" ou nos registos da SPA.

Anónimo disse...

"Chico Fininho" tem letra e música de Carlos Tê, como vem no "Ar de Rock" ou nos registos da SPA.

nyrd disse...

http://dn.sapo.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=1711612&seccao=M%C3%BAsica

"Antes de conhecer o Rui, já tinha a letra e a música do Chico Fininho. Tinha escrito aquilo para explorar o lado kitsch da música portuguesa, para me divertir e cantar entre amigos. O Rui fez um bom arranjo e levou a canção com outras que escrevi em inglês à Valentim de Carvalho, em Lisboa...", explica Carlos Tê ao DN.

nyrd disse...

No blog guedelhudos tem um post de Agosto/2011 com a capa do single "Chico Fininho". Nos comentários é confirmada a autoria de Carlos Tê depois de conversa de LSO com Rui Veloso.